Sugestão de artigo: Sobre a Confiabilidade

O professor Anderson Soares faz a sugestão de leitura de artigo desse mês de abril.

Sobre a Confiabilidade: decorrências da prática clínica que você lê clicando no próprio título é escrito pela psicanalista Elsa Oliveira Dias, uma das mais importantes difusoras dos fundamentos teóricos de Donald Winnicott no Brasil, sendo uma das fundadoras do Instituto Winnicott em São Paulo. Neste artigo ela apresenta um dos importantes pilares e conceitos clínicos da psicanálise winnicottiana: a confiabilidade na prática clínica.

Conforme Elsa Dias, a presença da confiabilidade é algo fundamental para o desenvolvimento de um ambiente terapêutico maternal, facilitador e acolhedor. A autora corrobora a importância da confiabilidade do ambiente terapêutico como recorrência aos estágios iniciais da vida, na fase em que o bebê (em estado de dependência absoluta da da mãe) necessita da mesma constituir as bases de sua personalidade.

Os conceitos teóricos mais centrais de Donald Winnicott são problematizados com uma importantes ilustrações clínicas, nos fazendo compreender que todo humano é dotado de tendência inata ao amadurecimento e à integração, sendo dependente de um outro humano vivo e empático que lhe ajude na constituição do si-mesmo. A matriz relacional arcaica, intersubjetividade e o princípio de alteridade aparecem como fundamentais na explanação teórica da psicanalista Elsa Dias.

Na página 298 a autora nos faz refletir sobre a importância da confiabilidade na construção do self e processo de integração : “Se o ambiente falha em prover o bebê de confiança na realidade de si mesmo e do mundo, o indivíduo não alcança a capacidade de acreditar em…confiar. O resultado é uma desconfiança básica, uma inconsistência que torna tudo irreal”.

Este recomendável texto de Elsa Oliveira Dias contém reflexões extramente relevantes para os que desejam compreender a prática clínica e conceitos teóricos que envolvem a sensibilidade e presença empática do analista contemporâneo. Especificamente os que desejam aprofundamento na teoria do amadurecimento de Donald Woods Winnicott.

Um bom feriado a todos e todas e boa leitura!

Foto: Psicanalista Elsa Oliveira Dias, extraída da internet

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *