PERCURSO DE ESTUDOS APROFUNDADOS EM PSICANÁLISE (PEAP)

“O PerCurso de Estudos Aprofundados em Psicanálise (PEAP) é o curso de maior duração do PLP, com 36 meses, perfazendo 480 horas. Este PerCurso envolve estudos teóricos e clínicos acerca da Psicanálise, começando desde os passos originários dados por Sigmund Freud para sua fundamentação teórica e clínica e atravessando seu desenvolvimento deste campo através de seus principais e influentes textos para o saber e o método psicanalítico. Atravessa-se também algumas das principais obras e autores “pós-freudianos", que nos contemplam com importantes considerações para a compreensão dos diversos percursos e caminhos percorridos pela psicanálise desde Freud.”

Portanto, fazendo o PEAP, o percursante terá acesso além da teoria de Freud a autores como: Sándor Ferenczi, Melanie Klein, Donald Winnicott, Lacan, Françoise Dolto, Laplanche e André Green.

“O PerCurso do PEAP é realizado a partir de aulas semanais, e até o presente momento formou-se uma turma por ano. Geralmente, dividimos os semestres de aulas com duas disciplinas, que são ministradas de maneira intercalada durante o correr do semestre letivo. As aulas buscam apontar as questões fundamentais do saber psicanalítico que inicia em Freud e avança o século XX e XXI de maneira profícua com diversos outros pensadores que também se dedicaram a esta abordagem com a subjetividade humana", explica o fundador e professor do PLP, Pedro von Sohsten, complementando que esse curso visa corresponder o desejo e compromisso daqueles que querem exercitar a clínica psicanalítica.

Após dois anos de estudos teóricos, o aluno entra no processo de formação prática, e é inserido no Grupo de Atendimento Psicoterapêutico em Psicanálise (GAPP), onde é feito o estágio em clínica, com valores de natureza de clínica social. “Nessa fase, o aluno atenderá pessoas, sendo supervisionado e orientado pelos nossos professores durante o último ano de atividades do PEAP. É um PerCurso vasto e sólido na psicanálise. Uma experiência única e vivaz, que o PLP tenta promover com dinamismo, seriedade e ética".

Qualquer outra informação ou dúvida estamos à disposição. Basta entrar em contato conosco pelo e-mail percursoempsicanalise@gmail.com e marcar a data da entrevista.