INTERSUBJETIVIDADE, DESAMPARO E MAL-ESTAR EM TEMPOS DE CRISE

De acordo com o professor Anderson Sorares:

“Nestes dois encontros pretendemos fomentar reflexão sobre produção de subjetividade do sujeito contemporâneo em tempos de crise, a partir de conceitos pilares que fundamentam discussões teóricas e intervenções clínicas da psicanálise contemporânea, como intersubjetividade, desamparo e mal-estar. Para isso se faz necessário o estabelecimento de debate do arcabouço teórico psicanalítico com outras ciências humanas para compreendermos as subjetivações resultantes das relações entre sujeito e cultura em tempos atuais.

No primeiro momento abordaremos diálogos entre os apontamentos freudianos sobre “mal-estar na civilização” com autores como Zygmunt Bauman e Stuart Hall, numa produção de reflexões que nos levem a compreender mudanças (políticas, culturais, econômicas, etc.) entre os séculos XX e XXI que promoveram mobilizações e inquietações desafiantes para o campo psicanalítico contemporâneo na compreensão da relação entre sujeito e cultura. Já que não existe constituição solipsista do psiquismo, como afirmava Sigmund Freud, apontando que a subjetividade se constitui a partir da alteridade.

No segundo momento abordaremos questões nas quais a psicanálise contemporânea está bastante implicada, como a compreensão da produção de subjetividades e dos desamparos em tempos de “reinvenção” da intimidade, de relações líquidas, de crises de identidade e de insegurança e incerteza permanentes. E neste momento de crise (causada pela pandemia Covid-19) se faz necessária discussão de como a psicanálise contemporânea pode promover nas suas intervenções clínicas, adaptações e “elasticidades” do holding e manejo com as ferramentas que dispõe em dias de quarentena e recolhimento social”.

O segundo e último encontro será na sexta-feira, 4 de julho, a partir das 18h30, com apresentação da temática totalmente on-line. Valor do investimento: R$ 20.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *