Entrevista com Psicanalistas

Iniciamos uma nova atividade no PLP neste semestre: a Sessão de Leitura “Entrevista com Psicanalistas”, cuja data de início será no dia 1º de setembro, às 14hs, e será conduzida pela psicanalista Ana Yara Monteiro. No primeiro encontro desta atividade a entrevista escolhida foi com a ilustre psicanalista Maria Rita Khel.

De acordo com Ana Yara Monteiros, essa atividade nos levará a conhecer os autores que são referência para a formação de psicanalistas brasileiros por meio de entrevistas bem elaboradas e conduzidas e que oportunizam e se apresentam como uma forma singular de acesso a história e ao pensamento de ícones da produção psicanalítica nacional, só que de uma forma livre e pessoal.

As entrevistas adotadas foram publicadas na Percurso – Revista de Psicanálise – nos últimos 25 anos. E, nas palavras do psicanalista e editor dessa publicação, Renato Mezan, as entrevistas “revelam tanto a riqueza do pensamento dos entrevistados quanto o esmero com que se preparam os entrevistadores, estudando a obra daquele com quem vão conversar para questiona-los sobre pontos centrais de sua prática e de sua reflexão”

Nossos encontros têm como objetivo proporcionar contato com as entrevistas na íntegra, bem como discutir aspectos pertinentes à Psicanálise que o material possa suscitar.

O calendário de atividades você pode acompanhar no nosso blog de Notícias.