Dia do Psicanalista

Temos como missão transmitir a teoria psicanalítica àqueles que se convocam a adentrar para esse universo amplo, complexo e rico que é o inconsciente. No Dia do Psicanalista, externamos todo nosso apreço e respeito ao “Pai da Psicanálise”, o médico Sigmund Freud, aos diversos teóricos que a partir da invenção desse método – que se propõe aliviar o sofrimento psíquico e trazer sentido às dores, faltas e excessos no humano – estudaram, mergulharam em suas clínicas, observaram seus pacientes e contribuíram para a consolidação dos princípios teóricos da Psicanálise e também nos congratulamos com os psicanalistas contemporâneos e nossos estudantes que aceitam, conosco, adentrar nessa emocionante viagem para dentro de si mesmos e para além de si mesmos.

Dois estados brasileiros instituíram através de projetos de lei, a data 6 de maio, como Dia do Psicanalista. Abaixo veja o que dizem os artigos.

ESTADO DE SÃO PAULO
“Dia do Psicanalista”
6 DE MAIO
LEI Nº 12.933

(Projeto de lei nº 700, de 2004 da Deputada Beth Sahão – PT)
Institui o “Dia do Psicanalista”
O PRESIDENTE DA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA:
Faço saber que a Assembléia Legislativa decreta e eu promulgo, nos termos do artigo 28, § 4º, da Constituição do Estado, a seguinte lei:
Artigo 1º – Fica instituído o Dia do Psicanalista, a ser comemorado, anualmente, no dia 6 de maio.
Artigo 2º – Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.
Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo,
aos 23 de abril de 2008.
a) WALDIR AGNELLO – 1ºVice-Presidente no exercício da Presidência
Publicada na Secretaria da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, aos 23 de abril de 2008.
a) Auro Augusto Calimam, – Secretário Geral Parlamentar

CIDADE DE VITÓRIA
CAPITAL DO ESTADO DO ESPIRITO SANTO
“Dia do Psicanalista”
6 DE MAIO
LEI nº 6.362

O Prefeito Municipal de Vitória, Capital do Estado do Espírito Santo, faço saber que a Câmara Municipal aprovou e eu sanciono, na forma do Art. 113, inciso III, da Lei Orgânica do Município de Vitória, a seguinte Lei:
Art. 1º. Fica instituído o dia 06 de maio, no âmbito do município de Vitória, como Dia do Psicanalista.
Art. 2º. O dia 06 de maio passará a fazer parte do calendário de eventos do município de Vitória como sendo o Dia do Psicanalista.
Art. 3º. O Dia do Psicanalista terá como ponto culminante palestras sobre a história da psicanálise, sua importância para a sociedade, as funções do psicanalista.
Art. 4º. Fica o Poder Executivo autorizado a firmar convênio com as associações, sociedades e institutos de psicanálise para a realização de eventos no que diz respeito ao dia.
Art. 5º. Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Palácio Jerônimo Monteiro, em 20 de julho de 2005.
João Carlos Coser-Prefeito Municipal

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *