CORPO DOCENTE

Luiz Ricardo Mesquita

Professor do PLP e Coordenador do GAPP

Biólogo pela Universidade Potiguar – Natal/RN; Especialista em Docência no Ensino Superior pela Universidade Potiguar – Natal/RN; Psicanalista pela Escola Paulista de Psicanálise – São Paulo/SP. Professor e Coordenador do Programa de Estágio Clínico do PLP, Coordenador do Grupo de Atendimento Psicoterapêutico Psicanalítico (GAPP).

Como Biólogo atuou desde a graduação em áreas de concentração como Gênero e Sexualidade, com enfoque em crianças e adolescentes e ainda em temas como o Bullying e Homossexualidade, perfazendo sempre uma comunicação entre as Ciências Biomédicas e as Ciências Humanas. Em psicanálise, sua formação e atuação clínica segue o viés da Escola Inglesa de Psicanálise, sendo sua área de maior interesse o sistema Kleiniano e a Psicanálise com crianças. Participando atualmente de grupos de discussão e formação continuada sobre psicopatologia contemporânea.

Demetrius Abreu

Professor e Coordenador do Núcleo da Psicanálise com a cultura

Mestre em Psicologia pela UFRN; Especialização em Psicanálise, Subjetividades e Cultura pela UFJF; Psicólogo pela UFJF; Professor e Coordenador do Núcleo da Psicanálise com a Cultura no Percurso Livre em Psicanálise – Natal/RN.

Psicanalista e Psicólogo, com experiência profissional no CAPS Juiz de Fora – MG, acompanhamento clínico na ala psiquiátrica do Hospital Regional João Penido/MG, atendimento infanto-juvenil no Centro de Acolhimento a Infância e a Adolescência/MG, e atendimento psicológico de adultos em Clínica particular. No ano de 2013 muda-se para o Rio Grande do Norte-RN, para fazer o Mestrado em Psicologia pela UFRN, tem como interesse de pesquisa a influência das novas tecnologias informacionais na subjetividade contemporânea, Ativismo Político, e Filosofia da Ciência em Pesquisa Psicológica. Como baliza teórica transita pelo pensamento de Freud, Jacques Lacan, Deleuze, Guattari, Pierre Lévy e Bruno Latour. Tem interesse na interlocução da psicanálise com a arte e a cultura.

Ana Yara Monteiro

Professora do Percurso Livre em Psicanálise

Coordena desde 2015 grupos de estudo e cursos sobre o Sujeito e a Clínica Psicanalítica na Atualidade.

Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina – UEL (2001). Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP (2005), com área de pesquisa em Clínica Contemporânea, Produção de Subjetividade e Processos de Singularização. Docente no ensino superior desde 2006, onde ministrou disciplinas de Teoria Psicanalítica e Psicopatologia, orientou estágio e iniciação científica em Saúde Mental e atuou como supervisora clínica no curso de Psicologia da Universidade Paulista – UNIP.

Tem experiência clínica com ênfase no atendimento de adolescentes e adultos e supervisão, tendo como referencial teórico Freud, Winnicott e autores que problematizam questões relativas à clínica contemporânea.