Começa hoje (13) Seminário sobre a Técnica Freudiana


Nessa terça, 13/08, às 18h30, daremos início às atividades do Seminário “Leituras da técnica freudiana”, com o transmissor Pedro von Sohsten.

A técnica psicanalítica é uma só?

Freud aplicou, em seu longo trajeto teórico e clínico, as mesmas proposições para sua prática, em sua técnica psicanalítica?

A interpretação – dos sonhos, dos sintoma, das associações, da transferência – é a técnica, por excelência, da psicanálise; porém, é a única perspectiva do manejo de intervenções no campo da clínica psicanalítica?

Ante este universo de questões o PLP iniciará mais uma atividade dedicada ao trabalho com a transmissão da psicanálise!

E nesta atividade visaremos, quinzenalmente, atravessar textos, livros, artigos, entre outros materiais, que permitam discutir e problematizar o campo da técnica clínica proposta nos escritos de Freud, com Freud, e para além dele, mas que partem de sua inevitável base de proposições, sempre originária e permissiva aos avanços imprescindíveis ao fazer clínico psicanalítico, desde sua época até nossa contemporaneidade.

Teremos neste semestre de encontros o desafio de atravessarmos alguns importantes “eixos”, passiveis de alguma classificação, sobre a técnica clínica que parte de Freud, para alçarmos elementos que engajem nosso pensamento clínico quanto ao campo das relações na experiência analítica que nos atravessam em nossa prática cotidiana.

O tema de abertura de nossos seminários será: “A metapsicologia da/na associação livre”.

O texto de abertura desta atividade, que nos servirá de base para nossas reflexões será:

“A psicoterapia da histeria” In: FREUD, S. Obras completas, volume 2: estudos sobre a histeria (1893-1895) em coautoria com Joseph Breuer, 1ª Ed, São Paulo, Companhia das Letras, 2016.

Coordenação e Transmissão: Pedro von Sohsten
Local: Sede do PLP
Hora: 18h30
Atividade aberta
Valor: R$ 30,00 (por encontro)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *