3ª Jornada de Psicologia e Psicanálise de Natal: CHAMADA GERAL

Temos a imensa satisfação em anunciar a 3ª Jornada de Psicologia e Psicanálise de Natal organizada pelo Percurso Livre em Psicanálise, que tem como tema deste ano “NOVOS LIMITES DA PSICOPATOLOGIA: entre o excesso e o vazio”.

André Green, psiquiatra e psicanalista, em seu “Relatório de Londres” (1975) apontava um mal-estar na psicanálise. Este ícone da psicanálise francesa – que é um importante e profícuo instigador para reflexões que vêm surgindo em nosso tempo quanto ao fazer e ao saber clínico – assinalava, no texto, a presença de um novo problema psicopatológico para o campo das relações analíticas, na atividade da clínica.

Segundo Green, os “casos difíceis” – apontados inicialmente por Sandor Ferenczi – começavam a adentrar com mais evidência nos debates e trabalhos dos psicanalistas daquele momento – porém também já de outrora – desafiados em sua técnica, no manejo da relação analítica, quanto ao enquadre clínico e até na teoria, por situações pautadas em novos limites da situação da analisiblidade. Os denominados “casos difíceis”, “casos-limite”, “borderline”, “pacientes limítrofes”, entre outras terminologias, extensamente evocadas no texto do “Relatório” de Green, começam a ser uma importante fonte de questões para a construção do conhecimento sobre a prática clínica naquele momento histórico.

PARA VER O DOCUMENTO COMPLETO, INCLUSIVE COM INSTRUÇÕES DE COMO VOCÊ FAZ PARA SE INSCREVER, OS LOTES, COMO APRESENTAR TRABALHOS, É SÓ CLICAR AQUI!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *